Image Map

quinta-feira, 17 de março de 2016

Breve Relato: A História por trás da II Missão Jovem 2016

Por: Gabrielle Alcântara

A juventude missionária de Teresina, participará da II Missão Jovem, que ocorrerá entre os dias 23 de março até 27 de março – durante a semana santa – no qual irá evangelizar nas comunidades de Monsenhor Gil, município piauiense, a 65 km da Capital: Teresina. A cidade, historicamente, foi fundada pela religião. Tudo começou com o jovem Gil, morador do povoado de Lages pertencente a Capital, posteriormente chamada de Natal, pois bem, ele era sacerdote e foi mandado a Roma afim de se tornar Monsenhor. Completando seus estudos, retornou a seu povoado natal para assumir a propriedade de seu pai. Com a intenção de construir uma Igreja para o Menino Jesus, fez várias quermesses com o objetivo de obter o dinheiro. Assim, posteriormente, doou toda a sua herança para a Igreja, aglomerando a população em torno da comunidade. Monsenhor foi além, lutou para reconhecer o templo como paróquia, porém, somente em 1963 o povoado foi emancipado e formalmente elevada à categoria de Cidade. Vemos então a profunda ligação religiosa da cidade, sendo predominante o Catolicismo na região.

 Segundo dados do IBGE feita em 2015, a população de Monsenhor Gil gira em torno de 10.333 pessoas e apenas 7.333 são alfabetizadas. Relevando o descaso com o aprendizado populacional, característico do país. Ademais, a economia é basicamente agropecuária, com plantações de arroz, feijão e outros, constituindo assim um das cidades com PIB mais elevado no Piauí (sendo que o Estado é o mais pobre do Brasil), apontada como uma das melhores cidades do Brasil para se viver. A respeito do turismo na região, a Igreja do Menino Jesus e Açude do Monte Alegre são lugares em que qualquer turista deve visitar. Apesar dos pontos positivos da região, a violência é constante, sendo um dos municípios mais violentos com constantes assassinatos, visto assim a necessidade da evangelização no local com urgência. Apesar disso, o povo monsehorgilenses, é uma população pautada na fé, carinhosa, gentil e que assim como na missão passada, realizada em 2014, recepcionará os jovens com o coração aberto de amor.


Em suma, este é um pequeno resumo do local onde a Juventude Missionária irá evangelizar, todos de comunidades de Teresina dispostos a deixar o seu comodismo na capital para se “aventurar” nas região do finado irmão Monsenhor Gil, que assim como nós, era um missionário, afinal, doou suas terras para o bem de uma vila e para o propósito maior do Catolicismo. As perspectivas da missão é, primeiramente, de ansiedade e  medo por parte dos inexperientes, porém, vai de encontro da tranquilidade e amadurecimento daqueles que já vivenciaram a missão. Seja todo esse embolado de emoções e sentimentos, um prevalece: a vontade de anunciar Cristo. E é com esse amor e com o peito transbordando, que todos nós, Jovens Missionários de Teresina, iremos a Monsenhor Gil.
Fonte: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário